A gama de modelos da (desconhecida para nós) Zontes não para de crescer, e agora, foi anunciado o lançamento de uma quinta versão, a “Scrambler Neo-Retro” G1 X equipada com rodas raiadas, o que reforça o seu estilo vintage.
+ Zontes 310T 2023: Características, consumo, fotos e ficha técnica
+ A Africa Twin tem uma irmã gêmea chinesa: Hengjian Dahaidao 500
+ KTM revela a nova 1290 Super Adventure R
+ A linha Triumph Bonneville 2021 é completamente renovada
+ Harley-Davidson lança oficialmente a Pan America 1250 por R$ 96.200
Este tipo especial de roda com raios já foi lançado pela sua irmã mais velha, a T2-310, e têm a particularidade de conseguirem uma vedação perfeita com o pneu, independentemente de usar pneus radiais ou com câmara. No uso offroad, os pneus cardados “tubeless” têm a vantagem de esvaziar mais lentamente em caso de furo, além de conferir elasticidade extra às rodas raiadas para superar os impactos típicos do uso “offroad”.
Com um tanque de grande capacidade (20 litros) com o qual atinge uma autonomia de mais de 600 km, dado o seu baixíssimo consumo, a moto esta pronta para grandes distâncias.
Como o resto da linha Zontes 125, esta G1 X destaca-se pelo seu extenso leque de equipamentos de alta qualidade e tecnologia de ponta. É o caso da iluminação “Full LED” com farol circular de três módulos com lente polielipsoidal na parte superior para os médios ou máximos e dois com lente retangular.
A tecnologia LED também está presente nos quatro indicadores de direção que utilizam uma matriz de diodo com a particularidade de serem protegidos. A luz traseira combina uma guia de luz horizontal para a luz de presença com uma matriz de díodos abaixo da primeira para a luz de travão.
Quando se trata da suspensão, a G1 X vem está equipada com uma suspensão invertida com barras grossas e um monoshock ajustável na pré-carga da mola, no bloco central do amortecedor foi introduzido nitrogênio de alta pressão, de forma a reduzir a temperatura do óleo hidráulico.
O comportamento geral é orientado para o conforto, a pré-carga da mola é pequena e o curso do movimento é aumentado, melhorando o conforto do condutor e a sensação de fadiga durante viagens de longa distância.
A nova mota está equipada com freios a disco superdimensionados de 300 e 230 mm que apresentam como padrão um duplo ABS fornecido pela especialista alemã Bosch.
Outro detalhe a destacar nesta G1 X Spoke Rims é o painel de instrumentos. É um display com muitas informações dispostas de forma que facilitam a leitura logo de cara, gráficos do conta-giros e do nível de combustível, velocímetro com dígitos grandes, indicador de velocidade, temperatura da água, odômetro total/parcial, relógio e modo de funcionamento: S para uso desportivo e E para uso econômico.
Mas onde a tecnologia está mais concentrada é no motor. É um conjunto mecânico desenvolvido e fabricado pela própria Zontes e aprovado sob as normas Euro5, com uma longa lista de recursos técnicos de última geração, como refrigeração líquida, com quatro válvulas, alimentação de injeção eletrônica novamente fornecida pela empresa alemã Bosch, caixa de 6 velocidades e até embreagem deslizante. O desempenho do motor não empolga muito, ficando em 14,6 cv de potência máxima a 9.000 rpm.
Alguns detalhes técnicos da ZONTES 125G1X:
. Tipo de Motor: 1 cilindro, 4 tempos, 4 válvulas, árvore cames simples (SOHC)
. Cilindrada: 125cc
. Diâmetro x curso: 52 x 58
. Potência Máxima: 14,5cv às 9.000 rpm
. Binário Máximo: 13,0 N.m às 7.000 rpm
. Refrigeração: Liquida
. Alimentação: Injeção Eletrônica BOSCH
. Sistema de Arranque: Elétrico
. Transmissão: Manual 6 velocidades
. Embreagem: Deslizante multidisco
. Preço: 3.256€ ( R$ 21.800 em conversão direta)